Mudanças entre as edições de "Exportar Arquivo SIB para a ANS"

De Oazez
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 8: Linha 8:
 
:Selecione através do botão [[Arquivo:imagem24sipsim.jpg]] o diretório onde será gravado o arquivo e clique em '''Exportar'''.
 
:Selecione através do botão [[Arquivo:imagem24sipsim.jpg]] o diretório onde será gravado o arquivo e clique em '''Exportar'''.
  
 +
[[Arquivo:imagem35sipsim.jpg]]
  
:Selecione a informação do arquivo que será gerado [[Arquivo:imagem35sipsim.jpg]] '''Normal''' o arquivo gerado com os dados do beneficiário
+
:Selecione a informação do arquivo que será gerado
 +
'''Normal''' o arquivo gerado com os dados do beneficiário
 
'''Sem Beneficiário''' o arquivo é gerado com inexistência de beneficiário na competência
 
'''Sem Beneficiário''' o arquivo é gerado com inexistência de beneficiário na competência
 
'''Sem Movimento''' o arquivo é gerado com inexistência de atualização cadastral na competência.   
 
'''Sem Movimento''' o arquivo é gerado com inexistência de atualização cadastral na competência.   

Edição das 16h23min de 27 de setembro de 2017

Após importar o arquivo de beneficiário vindo GPS, ou ter incluído, alterado e excluído beneficiários diretamente pelo SIPSIM, exporte o arquivo para a ANS na data permitida pela legislação.
Basta selecionar no menu SIB a opção Exportar Arquivos para ANS.
Imagem34sipsim.jpg


Selecione através do botão Imagem24sipsim.jpg o diretório onde será gravado o arquivo e clique em Exportar.

Imagem35sipsim.jpg

Selecione a informação do arquivo que será gerado

Normal o arquivo gerado com os dados do beneficiário Sem Beneficiário o arquivo é gerado com inexistência de beneficiário na competência Sem Movimento o arquivo é gerado com inexistência de atualização cadastral na competência.

Após gerar o arquivo, entre no programa SIB da ANS, valide o arquivo gerado pelo SIPSIM e depois execute a opção transmissão no próprio programa da ANS. (instruções para essa etapa deverão ser consultadas na própria ANS e nos manuais produzidos por ela).
Caso o SIB acuse alguma inconsistência no arquivo gerado pelo SIPSIM, cancele o envio, corrija os erros, e reenvie o arquivo até que todos os registros estejam corretos e sejam validados.
Também solicitamos que os erros apontados pelo SIB sejam enviados para a OAZEZ analisar e se for o caso, providenciar o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle.
Caso o SIB acuse alguma inconsistência, entre no SIPSIM e corrija os dados da seguinte forma:
Primeiro passo: cancele o envio realizado à ANS através da opção do menu -> Cancelar Envio a ANS.
Ao selecionar esta opção, o sistema apresentará a seguinte informação:
Imagem36sipsim.jpg


Observe bem que a data em negrito apresenta a data do último envio. Para confirmar o cancelamento do envio, clique no botão Confirmar Cancelamento.
Ao clicar no botão Confirmar Cancelamento, o SIPSIM irá apenas ZERAR a data de envio de todos os registros enviados nessa data. O sistema não apagará nenhum registro.
Atenção, cuidado ao utilizar esta opção para não cancelar movimentos anteriores válidos. Observe bem a data apresentada, pois, uma vez cancelado o envio, o sipsim não permite a restauração dos dados. Se a opção cancelar envio for sendo confirmada, o sistema irá apagando as datas de envio de todos os movimentos já enviados. Use este recurso com atenção e cuidado.


Segundo Passo: Corrija os dados apontados pelo SIB diretamente no SIPSIM ou, caso utilize a importação de beneficiários do GPS ou do seu ERP, para isso Cancele Envio ANS, onde irá zerar a data de envio, exclua o lote de importação do SIPSIM, através do menu SIB> Excluir lote de importação para corrigir o dado no GPS ou ERP e depois faça nova importação.
Terceiro Passo: Gere novamente o arquivo para a ANS e verifique se o SIB da ANS não aponta mais nenhuma inconsistência. Caso aponte uma nova inconsistência, repita o processo novamente.
Caso o problema apontado pelo SIB, seja de difícil solução como, por exemplo, um documento do beneficiário que não esteja sendo localizado, simplesmente cancele o envio para a ANS, exclua do SIPSIM o registro problema e gere novamente o arquivo para enviá-lo sem o registro, para não perder o prazo e depois resolva a questão com calma.
Caso consiga resolver o problema, simplesmente gere um segundo arquivo para a ANS.