GEN:Cadastra Empresas
De Oazez
- O programa de Cadastro de Empresa permite alguns parâmetros utilizados por todo o sistema, como por exemplo, a definição da logomarca que estará presente em todos os relatórios.
- Acesso pelo:
- SAC: (Opções > Cadastros > Empresas)
- GEN: (Cadastros > Empresas)
- Nome: O nome é a Razão Social do Cliente, quando da compra do sistema, este nome é utilizado nos programas que enviam remessa para bancos, exportam mensagens sms e utilizado no TISS como identificação do cliente, caso este seja uma Operadora.
- Atenção: O SAC+TISS já vem de fábrica pré-formatado e somente as Abas: Logotipo, Financeiro, Impostos e Receber/Pagar estarão disponíveis para acesso.
- Aba Logotipo:
Para incluir ou alterar a logomarca da Empresa, basta Clicar no Botão Abrir uma Imagem, selecionar a sua logomarca no seu arquivo e clicar em Salvar a Imagem.
- Aba Financeiro: Os campos da Aba Financeiro servem para definir a mascara do plano de contas e do Banco utilizadas pelo Sistema Financeiro.
- Máscara Conta: Usado para definir a formatação do Identificador do número da conta do Plano de Contas do sistema Financeiro.
- Máscara Banco: Usado para a formatação do Identificador do Banco na Aba Financeiro do Cadastro de Entidades.
- Aba Receber / Pagar: Define os percentuais de juros, multa e a tolerância de dias a serem considerados, no cálculo do valor a receber de um título que estiver vencido.
OBS.: o juros é calculado utiliza o campo “Percentual Juros” e divide por 30 (mês comercial), ou seja, se a taxa a ser cobrada por dia seja de 0,04 por dia de atraso, é necessário informar 1,20 para que o sistema calcule corretamente a taxa diária de 0,04.
- Tolerância Juros e multa: Esse campo controla a quantidade de dias após o vencimento da fatura que deverá ser considerada para a cobrança dos juros e multa. Se a fatura a receber estiver vencida, e não ultrapassou a quantidade de dias que estiver parametrizado o sistema não ira calcular o juros ou a multa.
- Aba Impostos: Define as tabelas de retenção e descontos de impostos, vigentes, a serem usadas na geração dos títulos a pagar e receber.
- Valor mínimo. IR: Algumas empresas entendem que o valor do IR a ser retido de cada fornecedor, não pode ser inferior a R$10,00, outras entendem que o valor global a ser retido é que não pode ser inferior a R$10,00, com isso, este parâmetro permite selecionar qual será o valor mínimo a ser retido de imposto de cada fornecedor.
- Valor mínimo Descto. PIS, COFINS e CSLL: Este campo permite parametrizar o valor mínimo da Fatura a qual incidirá a retenção destes impostos. Caso o Valor Mínimo, venha a ser alterado pela Lei, coloque neste campo o novo valor mínimo.
- INSS Ret. Incide na Base Cálculo do IRRF: Este campo deverá estar marcado caso a empresa considere que o INSS Retido faz parte da retenção.
- Aba Contábil: Para os usuários do sistema CGF – Contabilidade Gerencial e Financeira, define a máscara do plano de contas. Ex.: 0-00-000, 0-00-00-00-00, etc.
- Aba Pessoas: Define alguns critérios para a codificação dos cadastros tipo “AS – Associado” sobre a composição de seus códigos.
- Código usa Fil/Emp: Define se o código dos cadastros tipo AS – Associados serão compostos com o código da Filial da Operadora e do código da Empresa (Patrocinadora) do
Associado.
- Caso este campo seja definido como não, os demais campos não terão validade.
- Tamanho Filia: Quantidade de caracteres disponíveis no código para o registro da filial.
- Tamanho Empresa: Quantidade de caracteres disponíveis no código para o registro da Empresa.
- Por exemplo, temos clientes que possuem operadoras vinculadas entre si e que necessitam de identificar a origem do associado (beneficiário) de forma mais simples e rápida.
- Para esses casos, foi definido o tamanho de três caracteres para a filial e de quatro caracteres para a Empresa. A quantidade de caracteres para o associado fica em seis posições.
- Nesse caso, o código do vigésimo primeiro funcionário (associado) da empresa 123 vinculado a Filial número 3, ficaria: 003.0123.000021-00. Lembrando que o -00 se refere ao titular do plano. Seus dependentes seriam cadastrados como 003.0123.000021-01, 003.0123.000021-02, e assim sucessivamente.
- Aba Planos de Saúde:
- Dias s/ carência e Lim. Max. Caren.: Estes dois campos são utilizados pelas operadoras que exigem carência em função do atraso no pagamento da fatura. Exemplo: se um usuário pagasse a fatura em atraso, ele teria que cumprir uma carência igual à quantidade de dias em atraso, basicamente funciona como um “castigo” pelo período de inadimplência.
- Para colocar alguns limites nessa prática, o campo Dias sem carência define o tempo em dias que o beneficiário pode efetuar o pagamento sem incorrer nesta prática. Exemplo se neste campo estiver preenchido com 10 (dez) dias, o beneficiário poderá pagar até o décimo dia de vencido sem ter problemas com carência.
- Já o campo Limite Máximo de Carência, define a quantidade máxima de dias de carência que o beneficiário deverá cumprir. Exemplo se neste campo estiver previsto 30 (trinta) dias de carência máxima, e o beneficiário pagou com 60 dias de atraso, ele só cumprirá 30 dias de carência e não 60.
- Caso a operadora não trabalhe desta forma, basta informar 0 (zero) nestes dois campos.
- Tolerância Vencto – Utilizado para definir quantos dias após o vencimento da fatura o cliente pode utilizar o plano sem problemas com a restrição por inadimplência. É conveniente deixar um tempo mínimo de cinco dias para impedir o bloqueio da utilização do plano enquanto o arquivo de baixas gerado pelo banco, ainda não tiver sido incorporado ao sistema.
- O prazo de tolerância também pode ser cadastrado através do GPS -> Planos -> Cadastra dias de tolerância. Por este caminho é possível definir o prazo de tolerância em particular para um usuário, para o código máster do usuário ou para o plano do usuário.
- Caso nenhum registro seja encontrado no cadastro de dias de tolerância do GPS, automaticamente será considerado o prazo informado neste campo.
- Prazo Vencto Guia: É a quantidade em dias que será adicionada a data de pedido da guia, para definir a data de validade da guia. A data de validade da guia ser a data de emissão + valor informado neste campo.
- Verif. Tipo Titulo: No momento da digitação dos itens da guia, é verificada a inadimplência do usuário em todos os títulos. Se este campo estiver preenchido, somente os tipos de títulos informados é que serão verificados. Caso este campo esteja vazio, então, todos os títulos serão verificados.
- Registro ANS: é o numero do registro da operadora na ANS. Utilizado da seguinte forma:
- Guias – Alimenta o campo Registro ANS, se a opção “Empresa é cooperativa / clinica” não estiver marcada. (Ver manual de cadastro de guias).
- Valida o destino das guias no formato TISS. O campo “Destino.RegistroAns” no arquivo xml deve ser igual ao Cd.Susep.
- • Alimenta os campos “Origem.RegistroAns” nos Demonstrativos e nos Protocolos do padrão TISS;
- As patrocinadoras usam o arquivo de combinação de planos: Esta opção indica se no momento do cadastro de associados, somente será permitida a inclusão nos planos definidos para a patrocinadora.
- Se esta opção não estiver marcada, sempre que cadastrar um novo associado/beneficiário, poderá ser selecionado, qualquer plano administrado pela operadora.
- Para as operadoras multipatrocinadas é conveniente marcar esta opção para impedir o cadastro de associados/beneficiários em planos não contratados.
- Bloqueia a digitação de guias para beneficiário inativo ou inadimplente: Se esta opção estiver marcada, a digitação será bloqueada se o cliente estiver inativo ou inadimplente.
- Usa Plano/Restrição da Empresa para cadastros novos: Se esta opção estiver marcada, ao cadastrar um cliente automaticamente serão copiados do cadastro do código máster, os campos Plano e Restrição.
- Empresa é cooperativa / Clínica: Esta opção define algumas modificações significativas para o sistema GPS (vide manual de Cadastro de Guias), pois interfere na obtenção de valores da guia em relação ao prestador de serviço ou em relação ao cliente/paciente caso a opção esteja selecionada.
- Outros efeitos também serão gerados caso esta opção esteja marcada:
- astro de Clientes serão preenchidos automaticamente os campos Restrição com “R” e a data de cadastro no plano com “01/01/1901”;
- No Cadastro de Agenda, caso o parâmetro “AGENDA - Agenda horário para pacientes sem cadastro?” estiver respondido com “S”, o campo Nome do paciente será habilitado, tornando possível agendar um horário para pacientes que não estejam cadastrados como clientes.
- No Cadastro de Guias, o valor do procedimento vem automaticamente do cadastro do Paciente da guia; o campo Registro Ans da guia é preenchido com a informação do cadastro de quem estiver no campo “Receber esta guia de”;
- Na guia TISS, o campo Numero da Carteira é preenchido com o a informação do cadastro do paciente e, no momento de consultar um paciente uma tela diferente é mostrada onde também será possível cadastrar o paciente.