GPS:Cadastro de Guias no padrão TISS ANS
De Oazez
Revisão de 11h41min de 4 de março de 2015 por Gabriela (discussão | contribs) (→Prof. Executante (ou médico principal da guia de internação))
- O Cadastro de guias TISS é realizado através de um único programa no sistema OAZEZ, modulado e agrupado com os diversos conjuntos de itens que compõem uma guia TISS. Ao selecionar um tipo de guia, o próprio sistema seleciona os grupos necessários ao preenchimento da guia dispensando internamente os demais.
- Se observarmos por exemplo, o grupo de campos do “Dados do Beneficiário”, contido nos formulários definidos pelo TISS, veremos que esse grupo se repete em todas as guias.
- Por isso, ao selecionar o programa de cadastro de guias TISS o sistema apenas carrega os conjuntos de informações necessários ao preenchimento do tipo de guia escolhido.
- Para facilitarmos então a elaboração deste manual e facilitarmos a compreensão do leitor, estaremos explicando as funcionalidades de cada grupo e não as funcionalidades de cada guia, pois se o fizéssemos dessa forma, o leitor teria a enfadonha tarefa de ler cinco manuais, contendo as mesmas explicações.
- Portanto, ao ler este manual, o leitor terá a visão geral dos grupos de informações que compõem os diversos modelos de guia.
- Basta apenas, atentar para os cabeçalhos de cada conjunto para aplicá-lo conforme a necessidade.
- Atenção:
- O digitador deverá estar ciente dos campos de preenchimento obrigatório em cada modelo de guia TISS, pois no sistema todos os campos são opcionais em função das diversas características de aplicação, onde muito embora o TISS seja um padrão, não necessita de ser adotado pelos prestadores de serviços que não estão vinculados a uma operadora.
Índice
- 1 Tipo
- 2 Código Interno
- 3 Cabeçalho da Guia
- 4 Dados Beneficiário
- 5 Dados do Contratado Executante
- 6 Hipótese Diagnóstica
- 7 C.I.D / Indicador de Acidente
- 8 Dados de Atendimento
- 9 Dados da Saída
- 10 Observação
- 11 Informações OAZEZ
- 11.1 Aba Geral
- 11.1.1 Modelo SIP (ANS)
- 11.1.2 Acomodação
- 11.1.3 Senha Autorização
- 11.1.4 Tipo Atividade
- 11.1.5 Prcedimento Principal
- 11.1.6 Condição de Pagamento
- 11.1.7 Qtde. Parcelas
- 11.1.8 Data Execução
- 11.1.9 L. Operadora
- 11.1.10 Protocolo Operadora
- 11.1.11 Guia Glosa Operadora
- 11.1.12 L. Faturamento
- 11.1.13 Lote ANS
- 11.1.14 Envio ANS
- 11.2 Aba Mensagens
- 11.3 Aba Informações Adicionais
- 11.4 Aba Glosas
- 11.1 Aba Geral
- 12 Rodapé do Cadastro de Guia
Tipo
- O sistema dispõe de diversos tipos já formatados, os quais possibilitam a criação de numeração de guias independente. <F4> permite a seleção do tipo da guia cadastrado na tabela. Na guia do cadastro TISS esse campo é travado, pois a seleção do tipo de guia é feita automaticamente pelo menu de seleção.
Código Interno
- É o número da guia internamente, ao teclar <enter> com este campo vazio, o sistema atribuirá um novo número na ordem seqüencial definida pelo Tipo. Pressionando-se <F4> o sistema abrirá uma tela para permitir a localização de uma guia já cadastrada.
Cabeçalho da Guia
Registro ANS
- é o número na ANS da Operadora. Em clínicas e Cooperativas, esse campo é preenchido com o código da Operadora do paciente. Nas Operadoras este campo é preenchido com o registro da ANS no cadastro de empresas
Guia Operadora
- É o número da guia impressa na guia de papel no formulário da Operadora. Algumas operadoras deixaram este número em branco na guia de papel, para ser preenchido pelo número fornecido pelo sistema da operadora na autorização, como também algumas operadoras que exigem autorização para a consulta, não tendo um campo específico para a senha de autorização, estão utilizando este número como Senha, onde o prestador anota a senha fornecida pela operadora neste campo, para ser enviada como numero da guia na Operadora do arquivo .XML do TISS.
Guia Prestador
- Para as Clínicas e Cooperativas de Faturamento médico/odontológico, este campo permanece oculto, pois internamente é preenchido com o Código Interno do sistema. Para as operadoras, este campo apresenta o conteúdo do campo Numero da Guia Prestador, do arquivo XML. Não deve de ser alterado sob nenhum aspecto, pois este é o número que o Prestador receberá de volta, para localizar seus pagamentos nos documentos XML enviados pela Operadora ao Prestador.
Lote
- É administrado pelo Cadastra lote e vinculado ao TISS. Também oferece recurso para que seja informada previamente no Cadastro de Lotes, a quantidade de guias a serem digitadas e o valor para posterior conferência.
- Atenção: Uma guia que possua o número do lote, não será mais exportada para o TISS, para exportar novamente uma guia, o número do lote deverá ser apagado. Muito cuidado ao realizar estas operações pois pode interferir na lógica de todo o processo TISS.
TISS
Data Emissão
- Data em que a guia foi emitida, semelhante à Data do Pedido da guia normal OAZEZ.
Referência
Dt. Pedido / Autor.
- Data em que foi autorizada a execução do procedimento.
Dados Beneficiário
Código Cliente
- É o código e a seqüência do paciente/beneficiário cadastrado no sistema.
- Todos deverão ser cadastrados, mesmo nas cooperativas de faturamento, pois o sistema utiliza a relação paciente plano na apuração e controle dos valores dos procedimentos.
- Ao selecionar o paciente/beneficiário, os campos Plano, Cart. Nac. de Saúde, Nro Carteira,
- Validade da Carteira serão automaticamente preenchidos, os campos obrigatórios ao TISS são o Nome, Plano e número da carteira.
- Caso o paciente não esteja cadastrado, ou o digitador não tenha em mãos o código do paciente da guia, pressione <F4> para localizá-lo pelo nome, ou tecle <enter> no campo do código e seqüência para que a tela de cadastro de pacientes simplificado seja aberta:
Plano
- Nome do plano impresso na carteira do paciente. Campo obrigatório para o envio de guias no padrão TISS.
Cart. Nac. de Saúde
- Se o paciente apresentar, informe o número do cartão nacional de saúde. Campo opcional ao TISS.
Numero Carteira
- Campo obrigatório para o envio de guias no padrão TISS, é o número da carteira de identificação do paciente no plano. Verifique as recomendações de cada operadora, por exemplo, operadoras com códigos 123.456.789.10 por exemplo deverão ser digitados 12345678910.
Validade da Carteira
- Data de validade da carteira. Campo opcional ao padrão TISS.
Atendimento RN
Receber esta guia de
- Este campo também é automaticamente preenchido. Se o campo Agrupa Máster do cadastro do paciente estiver marcado, este campo é preenchido com conteúdo do código máster do paciente. Se o campo Agrupa Máster do cadastro do paciente não estiver marcado, este campo é preenchido com o código do cadastro titular do paciente. Este campo indica de quem a guia será recebida na geração do contas a receber.
Dados do Contratado Executante
Contratado Executante
- Código do Contratado Executante. É o que mantém contrato com a Operadora ou Empresa do Paciente. No caso de clínicas e cooperativas é a própria clínica/cooperativa do profissional executante.
- O Contratado Executante é quem irá receber o valor pelo serviço executado em toda a guia.O
- Contratado Executante deverá estar corretamente cadastrado. No caso de pessoa física o contratado executante é o próprio profissional executante.
Código CNES
Tipo Logradouro
Logradouro
Municipio
UF
Cod. IBGE
CEP
Prof. Executante (ou médico principal da guia de internação)
- É o prestador pessoa física que executou o procedimento, ou no caso de internação, o médico principal.
- O Profissional executante tem que estar cadastrado no sistema. Como nas operadoras, obrigatoriamente, o contratado executante tem de estar previamente cadastrado, mas o profissional executante não precisa, o sistema ao importar um arquivo XML fará a checagem do profissional executante e o cadastrará automaticamente como profissional não credenciado.