Atualização de Versão

De Oazez
Revisão de 09h58min de 31 de maio de 2019 por Gabriela (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Continuamente a OAZEZ efetua aperfeiçoamentos em seus sistemas. Novos relatórios são criados, mecanismos alterados e por solicitação de clientes ou necessidades tecnológicas, vários recursos são implementados.
Nossos clientes com manutenção mensal ou locação em dia têm a opção de atualizar seus sistemas com as novas versões.
Existem dois tipos de atualização:
  • Atualização de versão: que compreende alterações no banco de dados e programas
  • Atualização de sistema: que compreende apenas alterações no programa.
Quando alteramos o banco de dados, alteramos também a versão do sistema de forma que os sistemas de uma versão não rodem no banco de dados em outra versão.
Por esta razão, no cabeçalho da página de download consta sempre o número da versão dos sistemas:
Imagem54configeprincipios.jpg
Compare o número da versão da página, com o número da versão do seu sistema:
Imagem51configeprincipios.jpg


Observe nesses dois exemplos que a tela de abertura, do sistema que está instalado, apresenta a versão 5.020 e a versão que está na página da OAZEZ é a 5022. Nesse caso, será necessário baixar e rodar o programa ATUALIZA VERSÃO para que a base de dados seja também atualizada.
Caso a versão contida na página seja a mesma do sistema, não haverá necessidade de rodar o programa de atualização de versão, pois somente os sistemas foram alterados. Nesse caso baixe apenas os aplicativos e copie-os para dentro da pasta C:\OAZEZ em todos os computadores. Essa atualização será feita de forma automática.


ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA AUTOMÁTICA


O ATUALIZA VERSÃO CONTINUARÁ DA FORMA COMO ESTÁ, NECESSITANDO DE PARAR OS SERVIÇOS ATUALIZAR E LIBERAR O USO DO SISTEMA. Mas a atualização do programa nas máquinas será automática da seguinte forma.
No canto inferior direito há uma referencia a versão que está na página, por exemplo "Versão 6006.450 disponível" em vermelho, o que mostra que o programa está desatualizado.
Com isso, quando efetuar o login do sistema, e, na página houver uma atualização de programa para a mesma versão, o sistema pedirá para atualizar o sistema, se o usuário concordar o sistema fará o download da nova versão sem interferência da TI.
Quando liberarmos uma nova versão de banco de dados, por exemplo a 6007, e o sistema local estiver na 6006, nesse caso o sistema não solicitará a atualização, pois há a necessidade da TI rodar o programa ATUALIZA VERSÃO.
Após a TI rodar o programa ATUALIZA VERSÃO com todas as maquinas paradas e após ter feito o backup de segurança, a TI liberará todos os usuários para logarem no sistema. Então, ao logar, o sistema entenderá que há a necessidade de atualizar e solicitará a permissão do usuário para fazer o donwload do novo programa.
Nesse caso de troca de versão de 6006 para a 6007, por exemplo, se o usuário não aceitar a atualização, o sistema não irá funcionar.
Caso a versão seja diferente, antes de copiar os programas da nova versão para os computadores, será necessário rodar o programa ATUALIZA VERSÃO. Essa operação exige que não haja conexão ativas no Banco de Dados, ou seja, que nenhum usuário esteja utilizando os sistemas no momento da atualização.


Importante: Durante a execução do programa ATUALIZA VERSÃO, o sistema não poderá ser acessado. Caso isso ocorra, a base de dados poderá ser corrompida. De forma normal, o sistema por si só, impede a atualização quando há mais de uma conexão ativa e também impede a utilização durante a execução da atualização de versão. Atenção para os acessos via internet que não são controlados. Desligue os acessos externos para garantia do processo.