GEN:Cadastra Entidades

De Oazez
Revisão de 10h57min de 23 de janeiro de 2015 por Gabriela (discussão | contribs) (Criou página com '''Este programa é utilizado para o cadastro de todas as pessoas e organizações que se relacionam com a empresa. São cadastros de Fornecedores, Prestadores de Serviços (in...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Este programa é utilizado para o cadastro de todas as pessoas e organizações que se relacionam com a empresa. São cadastros de Fornecedores, Prestadores de Serviços (internos e externos), Pacientes, Associados, Conveniados, Operadoras, Cooperativas.

Acesso pelo:

SAC: (Pessoas > Cadastro de Pessoas),

GEN e outros sistemas: (Cadastros > Pessoas)

Imagem2manual.jpg

Código: É o código numeral que será utilizado para identificar a pessoa em todo o sistema. Ao realizar um novo cadastro Tecle <Enter> para o sistema atribuir o código automaticamente, para pesquisar, abrir ou alterar cadastros existentes digite o código ou utilize o atalho para pesquisa teclando <F4>.

Seq: O campo Seq (seqüência) é um campo complementar ao Código. É utilizado para cadastrar pessoas sob o mesmo código, como por exemplo, uma família, onde temos o titular e seus dependentes. O padrão OAZEZ define sempre o código com seqüência igual a Zero para o titular da conta, e os códigos com seqüência maior do que zero como sendo os cadastros dos dependentes, agregados ou demais pessoas vinculadas ao titular.

Os cadastros de Prestadores de Serviços, Fornecedores, e demais entidades que se relacionam com a empresa, deverão ser sempre cadastrados com seqüência igual zero.

Nome: Razão Social ou o nome da entidade.

Tipo: Classificação da entidade que esta sendo cadastrada. tecle <F4> para consultar os tipos existentes, selecione o que estiver de acordo e confirme:

Este campo define os diversos tipos de pessoas físicas e jurídicas cadastradas no sistema.

Outros tipos poderão ser criados através do programa Cadastro de Tabelas e Elementos, mas os tipos descritos na tabela abaixo e já inclusos no sistema deverão ser preservados sem alteração, pois alguns processos automatizados estão vinculados diretamente à eles.

Os tipos podem ter uma faixa de numeração própria para facilitar a identificação e o processo de cadastramento, para isso o sistema já vem pré-formatado para utilizar os seguintes padrões de numeração.

Tipo Descrição Auto-numerção Inicial
PA Patrocinadoras e Operadoras 001 a 9999
PS Prestador de Serviço 10000 a 20000
FN Fornecedor de 10000 a 20000
PC Paciente a partir de 20000
AS Associado a partir de 20000
CL Cliente a partir de 20000

Para alterar a auto-numeração acesse: (opções > cadastros > autonumeração > geral.

Master: Este campo define uma entidade a qual o cadastro está vinculado. Aperte F4, pesquise e selecione o cadastro Master.

Exemplos de utilização:

• O Código de uma Patrocinadora (PA) a qual o beneficiário (AS) que está sendo cadastrado é um funcionário;

• A Operadora (PA) do paciente que está sendo cadastrado;

• A Cooperativa (PA) do Prestador de Serviço que esta sendo cadastrado.

• A Cooperativa (PA) do Prestador de Serviço que esta sendo cadastrado.

Agrupa Master: A seleção do campo Agrupa Master define que quem vai pagar ou receber a conta efetuada pela entidade cadastrada será o Código Máster.

Exemplo:

Para Operadoras: Funcionários de uma determinada empresa que estão com o seu código Master preenchido e o Agrupa Master marcado, ao cadastrar uma guia ou mensalidade e gerar o valor a receber, a fatura será direcionada para a empresa.

Para Clínicas e Cooperativas: Pacientes de determinada Patrocinadora estão com o seu código máster preenchido com o código da Operadora e com o Agrupa Máster marcado, ao digitar uma guia para um destes pacientes, o código da Operadora e o Registro da ANS serão colocados na guia e posterior a cobrança será direcionada para a Operadora e não paciente.

Observação importante: Logo, um paciente particular, não deverá estar com o campo Agrupa Máster marcado, pois a conta gerada é paga por ele mesmo, mas, para efeito de organização e estatística, recomendamos que seja criado uma “Operadora Plano Particular (PA)”, para abrigar estes pacientes, e assim no futuro, as informações estatísticas poderão ser trabalhadas eficazmente.