GPS:Cadastro de GUIAS
- Este sistema é o cadastro normal de guias, o qual contém todos os campos utilizados pelos sistemas OAZEZ. A guia é formada pela capa da guia e pelos itens da guia, onde são registrados os procedimentos e medicamentos utilizados no tratamento.
- Acessos pelo
- GPS:(Cadastros > Guia de Atendimento)
Índice
Tipo
- O sistema dispõe de diversos tipos já formatados, os quais possibilitam a criação de numeração de guias independente. <F4> permite a seleção do tipo da guia cadastrado na tabela.
Número
- Número da guia, ao teclar <enter> com este campo vazio, o sistema atribuirá um novo número na ordem seqüencial definida pelo Tipo. Pressionando-se <F4> o sistema abrirá uma tela para permitir a localização de uma guia já cadastrada.
Urgência: O campo urgência é um parâmetro destinado a atender a legislação, quanto à exigência de cobertura dos beneficiários que estejam em carência mas que necessitem de atendimento de Urgência. No caso do beneficiário estar em carência e este campo marcado, o sistema desprezará a carência e permitirá a execução normal do procedimento, sem informar este status.
Usuário
- Paciente/Associado que necessitou do atendimento.
Acomodação
- O sistema traz automaticamente a acomodação do paciente. Este campo é utilizado para a definição de alguns valores de procedimentos, que, quando a atenção for prestada em regime de internação e em apartamento, o preço do procedimento sofre o acréscimo do percentual definido no Cadastra Valores de Procedimentos (10003).
Prestador de Serviços
- Digite o código do prestador executante do serviço ou tecle <F4> para localizar.
Internação: Parto ou Normal. Caso a guia seja referente a uma internação, este campo deverá estar marcado como Normal e se for referente a um procedimento referente ao processo gestacional que deverá obedecer à carência referente à Obstetrícia, marque o campo parto, para que o sistema, considere a carência apropriada.
Se o campo Normal estiver marcado:
• Indica que a guia é de internação e que o beneficiário esteve internado entre a data da internação e a data da alta;
• Existem procedimentos que só podem ser executados quando o paciente estiver internado conforme definido no programa de Restrições Técnicas para o procedimento;
• Contagem dos dias em carência utiliza o parâmetro de internação;
• A adoção do percentual para a acomodação apartamento só é utilizada caso este campo esteja marcado;
• Verifica se paga a co-participação para paciente internado;
Se o campo Parto estiver marcado a contagem de carências será a definida para o Parto, independente do campo Normal estar marcado ou não.
Procedimento Principal
- Informe a tabela e o código do procedimento principal ou tecle <F4> para localizar o procedimento.
Pedido
- Data em que a guia foi emitida.
Validade
- Data informativa, impressa na Autorização para controle do Prestador e da validade do atendimento da guia. Quando no fechamento da guia, a data de execução for maior do que esta data, o sistema emitirá um alerta.
Execução
- Data em que o procedimento foi executado, muito embora, a data de execução, válida para definição do procedimento é a data de execução colocada no item da guia, o preenchimento desta data facilita o processo de digitação dos itens.
Referencia
- Data contábil do sistema que informa que a guia esta fechada e pertence ao mês contábil desta data. Existem algumas proteções no sistema que impedem que uma guia fechada seja alterada exceto por usuários definidos como Super Usuários GPS no Cadastro de Usuários.
Observação
- Campo informativo, usado também em algumas guias para informar o nome do paciente, quando no campo usuário, o código informado se refere à empresa em função do paciente não estar ainda cadastrado no sistema.
Modelo SIP (ANS)
- Para as Operadoras de Planos de Saúde com obrigação de preenchimento do SIP – Sistema de Informações Periódicas, este campo define o agrupamento da guia no sistema da ANS.
Atenção: No cadastro de procedimentos, o grupo SIP de cada procedimento pode ser previamente definido para facilitar o processo de preenchimento da guia, evitando que o Modelo SIP tenha que ser constantemente digitado, aumentando com isso a chance da ocorrência de erros no preenchimento da SIP.
Aba Geral
Médico Solicitante
- Prestador solicitante do atendimento. O primeiro campo (em branco) serve para a digitação do CRM do médico solicitante e o segundo campo em azul, serve para a digitação do código do prestador solicitante. Utilize um dos dois campos para localizar o prestador.
Local de Atendimento
- Hospital ou Clínica (cadastrado no sistema), onde o procedimento foi realizado.
C.I.D
- Classificação Internacional de Doenças (CID-10)
Tipo Atividade
- Campo informativo auxiliar para o agrupamento de guias, usado por alguns clientes, para informar se a guia é referente à SST, Acidente de Trabalho, Exame Admissional, etc..
Motivo Glosa
- Campo informativo contendo a justificativa da glosa da guia.
Nº Guia
- Para clínicas e cooperativas é o número da guia da Operadora.
Senha Plano
- Para clínicas e cooperativas é a senha de autorização fornecida pela Operadora.
Paciente
- Para clínicas e cooperativas é o número da carteira do Paciente na Operadora.
Lote
- É administrado pelo Cadastra lote e vinculado ao TISS. Também oferece recurso para que seja informada previamente no Cadastro de Lotes, a quantidade de guias a serem digitadas e o valor para posterior conferência. Uma guia que possua o número do lote, não será mais exportada para o TISS, para exportar novamente uma guia, o número do lote deverá ser apagado.
Situação
- Campo auxiliar para definir a localização da guia no processo de análise. Seria o encaminhamento da Guia para a Auditoria, Atendimento ou no processo de Faturamento. Os programas de análise da auditoria consideram este campo para apresentação na tela, de forma que o auditor, visualize apenas as guias que estão encaminhadas para ele.