GPS:Cadastro de GUIAS
- Este sistema é o cadastro normal de guias, o qual contém todos os campos utilizados pelos sistemas OAZEZ. A guia é formada pela capa da guia e pelos itens da guia, onde são registrados os procedimentos e medicamentos utilizados no tratamento.
- Acessos pelo
- GPS:(Cadastros > Guia de Atendimento)
Índice
- 1 Tipo
- 2 Número
- 3 Usuário
- 4 Acomodação
- 5 Prestador de Serviços
- 6 Procedimento Principal
- 7 Pedido
- 8 Validade
- 9 Execução
- 10 Referencia
- 11 Observação
- 12 Modelo SIP (ANS)
- 13 Aba Geral
- 14 Aba Financeiro
- 15 Aba Internação
- 16 Aba Mensagens
- 17 Aba Assistente Social
- 18 Aba TISS
- 19 Barra de Ferramentas do Cadastro de Guias
Tipo
- O sistema dispõe de diversos tipos já formatados, os quais possibilitam a criação de numeração de guias independente. <F4> permite a seleção do tipo da guia cadastrado na tabela.
Número
- Número da guia, ao teclar <enter> com este campo vazio, o sistema atribuirá um novo número na ordem seqüencial definida pelo Tipo. Pressionando-se <F4> o sistema abrirá uma tela para permitir a localização de uma guia já cadastrada.
Urgência: O campo urgência é um parâmetro destinado a atender a legislação, quanto à exigência de cobertura dos beneficiários que estejam em carência mas que necessitem de atendimento de Urgência. No caso do beneficiário estar em carência e este campo marcado, o sistema desprezará a carência e permitirá a execução normal do procedimento, sem informar este status.
Usuário
- Paciente/Associado que necessitou do atendimento.
Acomodação
- O sistema traz automaticamente a acomodação do paciente. Este campo é utilizado para a definição de alguns valores de procedimentos, que, quando a atenção for prestada em regime de internação e em apartamento, o preço do procedimento sofre o acréscimo do percentual definido no Cadastra Valores de Procedimentos (10003).
Prestador de Serviços
- Digite o código do prestador executante do serviço ou tecle <F4> para localizar.
Internação: Parto ou Normal. Caso a guia seja referente a uma internação, este campo deverá estar marcado como Normal e se for referente a um procedimento referente ao processo gestacional que deverá obedecer à carência referente à Obstetrícia, marque o campo parto, para que o sistema, considere a carência apropriada.
Se o campo Normal estiver marcado:
• Indica que a guia é de internação e que o beneficiário esteve internado entre a data da internação e a data da alta;
• Existem procedimentos que só podem ser executados quando o paciente estiver internado conforme definido no programa de Restrições Técnicas para o procedimento;
• Contagem dos dias em carência utiliza o parâmetro de internação;
• A adoção do percentual para a acomodação apartamento só é utilizada caso este campo esteja marcado;
• Verifica se paga a co-participação para paciente internado;
Se o campo Parto estiver marcado a contagem de carências será a definida para o Parto, independente do campo Normal estar marcado ou não.
Procedimento Principal
- Informe a tabela e o código do procedimento principal ou tecle <F4> para localizar o procedimento.
Pedido
- Data em que a guia foi emitida.
Validade
- Data informativa, impressa na Autorização para controle do Prestador e da validade do atendimento da guia. Quando no fechamento da guia, a data de execução for maior do que esta data, o sistema emitirá um alerta.
Execução
- Data em que o procedimento foi executado, muito embora, a data de execução, válida para definição do procedimento é a data de execução colocada no item da guia, o preenchimento desta data facilita o processo de digitação dos itens.
Referencia
- Data contábil do sistema que informa que a guia esta fechada e pertence ao mês contábil desta data. Existem algumas proteções no sistema que impedem que uma guia fechada seja alterada exceto por usuários definidos como Super Usuários GPS no Cadastro de Usuários.
Observação
- Campo informativo, usado também em algumas guias para informar o nome do paciente, quando no campo usuário, o código informado se refere à empresa em função do paciente não estar ainda cadastrado no sistema.
Modelo SIP (ANS)
- Para as Operadoras de Planos de Saúde com obrigação de preenchimento do SIP – Sistema de Informações Periódicas, este campo define o agrupamento da guia no sistema da ANS.
Atenção: No cadastro de procedimentos, o grupo SIP de cada procedimento pode ser previamente definido para facilitar o processo de preenchimento da guia, evitando que o Modelo SIP tenha que ser constantemente digitado, aumentando com isso a chance da ocorrência de erros no preenchimento da SIP.
Aba Geral
Médico Solicitante
- Prestador solicitante do atendimento. O primeiro campo (em branco) serve para a digitação do CRM do médico solicitante e o segundo campo em azul, serve para a digitação do código do prestador solicitante. Utilize um dos dois campos para localizar o prestador.
Local de Atendimento
- Hospital ou Clínica (cadastrado no sistema), onde o procedimento foi realizado.
C.I.D
- Classificação Internacional de Doenças (CID-10)
Tipo Atividade
- Campo informativo auxiliar para o agrupamento de guias, usado por alguns clientes, para informar se a guia é referente à SST, Acidente de Trabalho, Exame Admissional, etc..
Motivo Glosa
- Campo informativo contendo a justificativa da glosa da guia.
Nº Guia
- Para clínicas e cooperativas é o número da guia da Operadora.
Senha Plano
- Para clínicas e cooperativas é a senha de autorização fornecida pela Operadora.
Paciente
- Para clínicas e cooperativas é o número da carteira do Paciente na Operadora.
Lote
- É administrado pelo Cadastra lote e vinculado ao TISS. Também oferece recurso para que seja informada previamente no Cadastro de Lotes, a quantidade de guias a serem digitadas e o valor para posterior conferência. Uma guia que possua o número do lote, não será mais exportada para o TISS, para exportar novamente uma guia, o número do lote deverá ser apagado.
Totalizador
- No rodapé da Guia, temos um totalizador informando o somatório de todos os valores a receber e a pagar dos itens da guia.
Situação
- Campo auxiliar para definir a localização da guia no processo de análise. Seria o encaminhamento da Guia para a Auditoria, Atendimento ou no processo de Faturamento. Os programas de análise da auditoria consideram este campo para apresentação na tela, de forma que o auditor, visualize apenas as guias que estão encaminhadas para ele.
Aba Financeiro
Condição de Pagamento
- Campo informativo auxiliar vinculado a condição de pagamento do GCR.
Receber esta guia de:
- Informa o código do responsável pelo pagamento da guia. Por exemplo, em uma clínica, o paciente foi atendido, mas o recebimento do valor será da Operadora, então o sistema colocará nesse campo o código da Operadora, conforme código máster do paciente, ou o digitador informará neste campo o código de quem pagará a guia. Nos atendimentos particulares, este código será o mesmo do paciente.
Qtde. Parcelas
- A pagar e a receber. Estes campos permitem o parcelamento da guia tanto para o pagamento para o prestador quanto para o recebimento do cliente.
- O preenchimento apenas destes campos, não gera o parcelamento. Antes de gerar o contas a pagar e receber normal, os programas Gerador de Guias de Parcelamento a Receber (10072) e o Gerador de Guias de Parcelamento a Pagar (10071) deverão ser executados.
Aba Internação
- A Aba Internação só aparece se a guia for marcada como sendo de Internação
Internação: Data / Hora / Diagnóstico Provável
- Informe nestes campos a data da internação, hora e o diagnóstico provável. O preenchimento da data de internação sem o preenchimento da Alta irá fazer com que o sistema considere que o paciente está internado, gerando alguns alertas e possibilitando a emissão do relatório de pacientes internados.
Alta: Data / Hora
- No fechamento da fatura ou quando for avisado pelo hospital da alta do paciente, informe a data e a hora da alta, bem como o motivo, para que o sistema considere os seus controles referentes à pacientes internados.
Motivo Alta
- Qual o motivo da alta, buscando o código através do botão F4
Complemento
- Campo informativo referente à Alta do paciente.
Tipo Parto (ANS)
- Campo informativo para o preenchimento do SIP da ANS onde temos a referencia ao tipo de parto (normal ou cesárea) e do nascimento da criança.
Aba Mensagens
- Esta Aba permite a inclusão e visualização de diversos tipos de mensagens referentes à guia.
Aba Assistente Social
- Esta Aba o campo para o preenchimento de informações adicionais referente à área de Assistência Social ou outros.
Aba TISS
Esta aba contém as informações adicionadas e exigidas pelo padrão TISS, não previstas neste modelo de digitação de guias. O preenchimento destes campos deverá observar a legislação do TISS.
Dados Guia
Data Emissão
- Data de emissão da guia.
Guia Principal
- Número da Guia principal, para as guias que necessitam desse número.
Lote
- Número do lote de recepção das guias do TISS. Quando as Operadoras recebem os arquivos enviados pelos prestadores de serviços, automaticamente o sistema cria um lote, colocando aqui o número.
Atenção: Cuidado ao alterar esse número pois o padrão TISS as respostas ao Prestador de Serviço serão fornecidas através do lote.
Registro ANS
- Número do Registro na ANS da Operadora responsável pela guia.
Dados Contratado
Executante
- Código do contratado Executante
Cbos Execut.
- Código do CBO-S do contratado executante.
Solicitante
- Código do profissional solicitante.
Cbos Solicit.
- Código do CBO-S do profissional solicitante.
Hipóteses Diagnósticas
Tipo Doença
- Campo informativo.
Tempo Doença
- Informe o tempo da doença conforme unidade de tempo.
Unidade Tempo
- Unidade de tempo informada no Tempo Doença.
Indic. Acidente
- Código do tipo de acidente cf. tabela.
CID 2, CID 3, CID 4: em conjunto com o CID na Aba geral, formam o conjunto de 4 CIDs solicitados em algumas guias do TISS.
Dados Atendimento
Tipo Consulta
- Tipo de consulta efetuada (no caso da guia de consulta).
Tipo Atendimento
- Informa o tipo de atendimento.
Dados Internação (Solicitação)
Tipo
- Tipo da internação referido na solicitação de internação
Regime
- Regime da internação solicitada.
Qtde Diarias
- Qtde diárias solicitadas.
Dados Autorização
Dt. Provável Intern.
- Data provável em que o paciente será internado.
Qtde Diárias Aut.
- Quantidade de diárias autorizadas.
Acomodação
- Conforme tabela do TISS informa o tipo de acomodação autorizada.
Atenção: Para efeito do sistema temos também o campo Acomodação no corpo da guia, o qual não tem a mesma função do campo aqui mencionado. O campo Acomodação da Guia, descrito anteriormente, informa apenas, para efeito de cálculo se a internação é em A-Apartamento ou B-Enfermaria.
P.S Autorizado
- Código do Prestador Autorizado. Código do hospital onde será realizada a internação.
Internação Obstétrica
Internação Obstétrica: Informações relacionadas à Internação Obstétrica conforme legislação.
Qtde Óbito Neonatal: Ao informar a Qtde Óbito Neonatal informar também o Tipo se foi precoce ou tardio.
Outros Dados
Tipo Faturamento: Se o faturamento desta guia é total ou parcial.
Grau_Participação: Informar para as guias de honorário individual o grau de participação do prestador.
Resp. pela Autorização: Nome do responsável em fornecer a autorização.