Dados do Beneficiário

De Oazez
Revisão de 15h00min de 8 de dezembro de 2014 por Gabriela (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Imagem2guia3.jpg
Código Cliente e seqüência: É o código e a seqüência do paciente/beneficiário cadastrado no sistema.
Todos deverão ser cadastrados, mesmo nas cooperativas de faturamento, pois o sistema utiliza a relação paciente plano na apuração e controle dos valores dos procedimentos.
Ao selecionar o paciente/beneficiário, os campos Plano, Cart. Nac. de Saúde, Nro Carteira, Validade da Carteira serão automaticamente preenchidos, os campos obrigatórios ao TISS são o Nome, Plano e número da carteira.
Caso o paciente não esteja cadastrado, ou o digitador não tenha em mãos o código do paciente da guia, pressione <F4> para localizá-lo pelo nome, ou tecle <enter> no campo do código e seqüência para que a tela de cadastro de pacientes simplificado seja aberta:
Imagem3guia3.jpg
Código: É o código que será utilizado para identificar a pessoa em todo o sistema. O sistema poderá atribuir um código de forma automática, basta teclar <enter> para que o sistema gere um novo código, ou então digite o código do cadastro que deseja incluir ou alterar. Para o cadastro simplificado deixe este campo em branco.
Seq: O campo Seq (seqüência) é um campo complementar ao Código. É utilizado para cadastrar pessoas sob o mesmo código, como por exemplo, uma família, onde temos o titular e seus dependentes. O padrão OAZEZ define sempre o código com seqüência igual a Zero como sendo o titular da conta, e os códigos com seqüência maior do que zero como sendo os cadastros dos dependentes, agregados ou demais pessoas vinculadas ao titular.
Nome: Nome do paciente.
Tipo: Classificação da entidade que esta sendo cadastrada. tecle <F4> para consultar os tipos existentes, selecione o que estiver de acordo e confirme:
Master: Este campo define uma entidade a qual o cadastro que esta sendo preenchido está vinculada. É o Código Máster. Usado por exemplo para definir:
  • O Código de uma Patrocinadora (PA) a qual o beneficiário (AS) que está sendo cadastrado é um funcionário;
  • A Operadora (PA) do paciente que está sendo cadastrado;
  • A Cooperativa (PA) do Prestador de Serviço que esta sendo cadastrado.
Agrupa Master: A seleção do campo Agrupa Máster define que quem vai pagar ou receber a conta efetuada pela entidade cadastrada. É o Código Máster do Cadastro.
Por exemplo: Todos os Pacientes de determinada Operadora estão com o seu código máster preenchido com o código da Operadora (PA) e com o Agrupa Máster marcado. Quando uma guia for digitada para um destes pacientes, o código da Operadora e o Registro da ANS serão colocados na guia para posterior cobrança da Operadora e não do paciente.
Logo, um paciente particular, não deverá estar com o campo Agrupa Máster marcado, pois a conta gerada é paga por ele mesmo, mas, para efeito de organização e estatística, recomendamos que seja criado uma “Operadora Plano Particular (PA)”, para abrigar estes pacientes, para que no futuro, as informações estatísticas possam ser trabalhadas de várias formas.
Numero da Carteira: Campo obrigatório para o envio de guias no padrão TISS, é o número da carteira de identificação do paciente no plano. Verifique as recomendações de cada operadora, por exemplo, operadoras com códigos 123.456.789.10 por exemplo deverão ser digitados 12345678910.
Validade da Carteira: Data de validade da carteira. Campo opcional ao padrão TISS.
Plano: Nome do plano impresso na carteira do paciente. Campo obrigatório para o envio de guias no padrão TISS.
Cartão Nacional de Saúde: Se o paciente apresentar, informe o número do cartão nacional de saúde. Campo opcional ao TISS.
Ao concluir o cadastro ou a seleção do Paciente, tecle <F5> para voltar à tela anterior de cadastro de guia TISS.
Receber esta guia de: Este campo também é automaticamente preenchido. Se o campo Agrupa Máster do cadastro do paciente estiver marcado, este campo é preenchido com conteúdo do código máster do paciente. Se o campo Agrupa Máster do cadastro do paciente não estiver marcado, este campo é preenchido com o código do cadastro titular do paciente. Este campo indica de quem a guia será recebida na geração do contas a receber.


Teste.png