Cadastra Índices (10018)
De Oazez
(Redirecionado de GPS:Cadastra Indices)
- O cadastra Índices trabalha em conjunto com os valores de referência, definido no programa Cadastra Valores de Procedimentos (10003).
- É através deste programa que atribuímos valores ao CH, UCO, Porte e outros.
- Também é permitido, a exemplo do programa de Cadastra Valores, definir valores específicos para Operadoras e Prestadores de Serviços, conforme cada negociação efetuada.
- Inclusive, recomendamos que toda negociação com Prestadores e Operadoras seja efetuada com base em índices, percentuais e deflatores, mantendo a tabela padrão, como referência e base para negociação. A única exceção viável para isso são os preços de consulta, os quais deverão ser parametrizados diretamente no programa de Cadastra Valores de Plano, no campo Valor, pois em geral, as consultas são negociadas por valores fechados.
- Atenção: A parametrização dos índices deve de ser realizada com muito cuidado, observando-se a hierarquia de leitura na TABELA DE ORDEM DE LEITURA abaixo, para que uma parametrização não anule o efeito de outra. Recomendamos que a cada parametrização, entre na guia digite um procedimento afetado pela parametrização e veja o resultado se foi o esperado.
Índice
Código
- Tecle <F4> para procurar e selecionar uma tabela já existente ou tecle apenas <enter>, deixando o campo código zerado, para que o sistema possa incluir uma nova negociação.
Campo
- Selecione o índice a ser precificado conforme tabela de campos abaixo:
PORTE – Na CBHPM se refere ao Porte do valor adotado para o procedimento. O porte é um código de referencia representativo de um determinado valor. Valor do Porte do Procedimento conforme tabela definida no Valor do Campo em relação ao Porte definido no Procedimento. No exemplo acima, temos que para a tabela CBHPM, quando o prestador executante for o Dr. João e a Operadora for a MED MÁSTER PLUS, e, quando a guia digitada possuir data de execução superior ou igual a 01/10/2008, o valor do Porte P03A será o de R$35,00. |
DFPRT – Deflator do Porte. Valor negativo ou positivo referente ao percentual a ser multiplicado pelo Valor do Porte. Por exemplo, se o Deflator do Porte foi negociado a 20% por exemplo, informe “-20” (menos vinte) no campo Valor, se a negociação implicou em aumento do valor do Porte em 15%, informe “15” (quinze) no campo Valor. |
UCO – Valor da Unidade de Custo Operacional que é um índice. O valor definido para a UCO será multiplicado pela quantidade de UCO referenciada no procedimento; |
DFUCO – Deflator da UCO. Valor negativo ou positivo referente ao percentual a ser multiplicado pelo Valor da UCO. Por exemplo, se o Deflator da UCO foi negociado a 20% por exemplo, informe “-20” (menos vinte) no campo Valor, se a negociação implicou em aumento do valor da UCO em 15%, informe “15” (quinze) no campo Valor. |
FILME – É o valor do m2 do filme. O valor informado no Campo Valor será multiplicado pela quantidade de filme utilizada, informada no procedimento. |
PORTE ANESTESICO – A exemplo do Porte, o Porte Anestésico é um código de referencia representativo de um determinado valor. A referencia atribuída ao Porte Anestésico do Procedimento, no Programa Cadastra Valores de Procedimento, será localizada através da referencia ao campo VALOR DO CAMPO, e o valor atribuído, utilizado para o calculo do valor da Anestesia. Este campo só será utilizado no caso do Prestador, possuir grau de participação igual a 6 ou 7, conforme tabela TISS. |
US – Valor da Unidade de Serviço que é um índice. O valor será multiplicado pela quantidade de US informada no procedimento; |
UBH – Valor da Unidade Hospitalar que é um índice. O valor será multiplicado pela quantidade de UBH do procedimento; |
CH – Valor do Coeficiente de Honorário que é um índice. O valor será multiplicado pela quantidade de CH do procedimento; |
PGP – É o Percentual referente ao Grau de Participação conforme tabela definida pelo TISS. O grau de participação deverá ser informado no campo Valor do Campo e o percentual informado no campo Valor. |
PTU – É o Percentual referente à Técnica Utilizada conforme tabela definida pelo TISS. A Técnica Utilizada deverá ser informada no campo Valor do Campo e o percentual informado no campo Valor. |
PVA – É o Percentual referente à Via de Acesso utilizada na cirurgia conforme tabela definida pelo TISS. A via de Acesso deverá ser informada no campo Valor do Campo e o percentual informado no campo Valor. |
PAP – É o Percentual referente a Apartamento, este percentual será definido no índice quando não for utilizado no programa Cadastra Valores de Procedimeto. |
Valor do Campo
- Utilizado quando o campo valor contém um valor de referência e não um índice a ser multiplicado. O Campo Valor do Campo só está disponível para definir o valor do PORTE e do PORTEANESTÉSICO, pois são os únicos que possuem esta característica. Para os demais índices este campo fica desabilitado.
Tabela
- Tecle <F4> para selecionar ou digite o código da tabela de procedimentos a qual este índice será aplicado. A tabela pode ser zero, com isso o índice será aplicado a todas as tabelas, caso não haja especificidade.
Código P.S
- Quando a negociação do índice for especifica para um determinado Prestador, informe nesse campo o código do Prestador.
- ATENÇÃO: Pode-se especificar uma negociação neste campo também para o código Master do Prestador. O sistema ao receber o código do Prestador tentará localizar o prestador, não localizando tentará localizar o código Master do Prestador. Nas guias TISS o código do Prestador a ser enviado é o do Contratado Executante, nas guias normais (não TISS) o código enviado é o do Prestador executante do item da guia.
Operadora/Cliente/Seq
- No caso do Sistema estar sendo utilizado em um prestador de serviço ou quando a negociação do índice for especifica para uma determinada Operadora, Patrocinadora ou Cliente, informe nesse campo o código. Lembrando que o sistema tentará localizar uma configuração de preço para código+sequencia e se não localizar tentará achar pelo titular (sequencia=0) e por ultimo tentará localizar uam negociação para o master do código digitado (Operadora, Patrocinadora ou cliente).
Plano (Titular)
- Se a negociação for especifica para o plano do Beneficiário, informe nesse campo o Código do Plano do Beneficiário.
Grupo
- Se refere ao grupo de procedimento informado no Cadastro de Procedimentos. O sistema utiliza o Grupo de Procedimentos atual, portanto, o recalculo de um item de guia poderá sofrer modificações caso o grupo de procedimento tenha sido modificado. Em função da possibilidade de grupos variáveis em cada tabela, este campo deverá ser preenchido junto com o campo tabela, para não ocorrer duplicidade de grupo.
CBOS
- Se refere à especialidade médica dos prestadores de serviço, ou seja este campo poderá ser preenchido se a negociação do índice for para uma especialidade específica, portanto um determinado índice se negociado por CBOS valerá para todos os prestadores dessa especialidade.
Grau Participação
- Se refere ao grau de participação do prestador na guia por exemplo Cirurgião, Anestesista, entre outros. Em alguma negociação muito específica. Em geral este campo não é preenchido.
Data
- É a data inicial em que o índice entrará em vigor. Ao cadastrar uma guia, o sistema irá considerar somente os índices cuja data for menor ou igual à data de execução do procedimento. Com isso, pode-se cadastrar um índice para vigorar a partir de uma data futura, que o sistema automaticamente controlará essa opção, como também, o sistema permite que uma guia realizada no passado, tenha o seu preço calculado em função do índice vigente na época da execução do procedimento.
- Atenção: Coloque nos primeiros índices uma data remota para que não ocorra do sistema não achar o índice em vigor.
Valor
- Este campo, conforme a natureza do índice, pode conter um valor, um percentual ou o valor do índice. Por exemplo, no caso do Porte e Porte Anestésico, este campo conterá o valor a ser atribuído em função do conteúdo do campo Valor do Campo, no caso do CH, Filme, UCO, US, etc., este campo conterá o valor a ser multiplicado pela quantidade informada no índice respectivo do programa Cadastra Valores de Procedimento; Também este campo poderá conter percentuais a serem multiplicados como no caso dos deflatores de porte e UCO, do percentual de grau de participação, via de acesso e outros. Se o percentual for para reduzir coloque o sinal “-“ (negativo) na frente do número.
- TABELA DE ORDEM DE LEITURA:
- Devido às diversas combinações possíveis do Cadastra Índice, o sistema irá buscar o valor do Índice obrigatoriamente na seguinte Ordem:
- Observe bem esta ordem de leitura para configurar corretamente os valores dos índices. Procure atribuir valores da forma mais genérica possível, como por exemplo, se o Campo CH contém o mesmo valor para todas as tabelas que utilizam este campo, não há necessidade de especificar a tabela no índice.
% UCO
- Este Campo ficará evidente apenas quando cadastrado índices de PAP, PGP, PTU e PVA, pois podem existir algumas regras aonde o valor desses índices citados não valham para UCO. Normalmente o campo é preenchido com 100%, caso a UCO não entre nos índices de PAP, PGP, PTU e PVA deixa marcado com 0.
% Filme
- Este Campo, assim como % UCO ficará evidente apenas quando cadastrado índices de PAP, PGP, PTU e PVA, pois podem existir algumas regras aonde o valor desses índices citados não valham para Filme. Normalmente o campo é preenchido com 100%, caso Filme não entre nos índices de PAP, PGP, PTU e PVA deixa marcado com 0.