GEN:Cadastra Usuários
- Os sistemas da OAZEZ permitem a manutenção de diversos usuários, através de login e senha, para acesso ao sistema. Para o primeiro acesso, o sistema já vem de fábrica, com um usuário e senha pré-cadastrados com o Login: SAC e Senha: SAC.
- Para cadastrar novos usuários ou alterar a senha do usuário SAC, acesse o programa de cadastro de Usuários.
Código: Digite um número para criar o código deste cadastro de usuário.
Nome Completo: Digite o nome completo do usuário.
Login: Crie um login para o usuário.
Senha: Crie uma senha para o usuário.
Código do P.S
- Código do Prestador de Serviço. Caso o usuário seja um médico/dentista, esta opção deverá ser preenchida com o código do seu cadastro de pessoas (PS) para que ele tenha acesso ao prontuário. Caso esta opção não esteja corretamente preenchida com o código de um cadastro PS, o usuário não terá acesso à edição do Prontuário. Isso garante o sigilo médico. Este campo preenchido com o código de cadastro de PS também afetará quando o usuário acessar ao app CLINWEB
Código do Gerente
- Esse campo permite informar ao sistema que este usuário utilizará como padrão de consulta no SGI, o Gerente informado nesse campo.
- Apertando F4 nesse campo, só aparecerá as pessoas cadastradas como gerente.
- Essa função permite que os vendedores acessem o portal SGI e tenham controle apenas dos beneficiarios cadastrados no sistema, que estejam vinculados a esse "gerente".
- Isso impedirá de um determinado vendedor/corretor visualizar informações de outros vendedores/corretores.
- Esse parâmetro funciona apenas no SGI.
- Quando o acesso ao SGI for feito por "usuário interno" do sistema (TIPO="US"), e no seu cadastro de usuário estiver informado o código do gerente, todos os novos cadastros de pessoas feitos por este usuário (vendedor) serão gravados com este código de gerente
- Também quaisquer relatórios que este usuário vendedor emitir, somente saira com os cadastros que estão vinculados ao seu gerente.
Perfil:
- Este campo permite que ao cadastrar um novo usuário possa ter o mesmo perfil de um usuário já cadastro. Por exemplo, se tem duas recepcionistas que fazem a mesma função, não é necessário cadastrar todos os campos duas vezes, basta criar um cadastro modelo, e ao cadastrar as recepcionistas apenas colocar o código do cadastro modelo já criado.
Copiar abas de:
- Neste programa há uma opção copiar abas de. Esta opção é para que quando cadastrar um novo usuário e ele tiver funções iguais a de um outro usuário do sistema, ao clicar esta opção, as abas serão as mesmas.
Índice
Aba GEN:
Tipos Autorizados:
- São os tipos de pessoas (Associados, Pacientes, Prestadores, Cooperados, Patrocinadoras, etc) que o usuário poderá ter acesso ao cadastro, relatórios, consulta movimento
Tabs Autorizados:
- São as Abas do Cadastro de Pessoas que o usuário poderá visualizar e editar. (não parametrizado no SAC).
Masters Autorizados
- Essa seleção determina quais Masters o usuário poderá ter acesso aos cadastros.
Tipo Imagem Autz
- Selecione os tipos de imagens que poderão ser utilizados pelo usuário do sistema, tanto em visualização quanto acrescentados no consulta movimento e nas guias.
Pode Excluir:
- Este campo define se o usuário poderá excluir cadastros de pessoas ou não. Recomendamos deixar esta opção como Não, para evitar a exclusão indevida de cadastros
Pode Alterar:
- Este campo define se o usuário poderá alterar cadastros de pessoas ou não.
Super Usuário Gen:
- (vide instruções Super-usuário )
Pode Alterar Campo "MENSALISTA" do cadastro pessoas
- Esta opção define se no cadastro do associado o usuário do sistema poderá marcar ou desmarcar como mensalista.
Pode anonimizar/restaurar dados anonimizados no cadastro de pessoas
- Esse campo define se o usuário terá permissão para anonimizar e/ou restaurar os dados.
- Os dados anonimizados são aqueles identificados que, a partir da utilização de meios técnicos, passam a ser anônimos, ou seja, não passíveis de associação a um indivíduo, direta ou indiretamente.
Aba GPS:
- Superusuário: (vide instruções Super-usuário)
- Autorização: Define se o usuário ao digitar uma guia terá acesso à coluna Autorizado no item da guia. Também irá definir se o usuário do sistema poderá excluir itens de guia, mesmo não sendo super usuário do sistema.
- Manutenção: Define se o usuário ao digitar uma guia terá direito de acessas a coluna do solicitado e do pago no item da guia. Esta opção também influenciara inserção da data de referencia da guia
- Obs.: Estes dois recursos permitem a identificação e controle dos usuários que autorizam guias dos que faturam as guias médicas.
- Altera Valores na guia: Se marcado com Sim, o usuário poderá digitar os valores nos itens da guia, do contrário, o valor do procedimento calculado não poderá sofrer alterações.
- Mostra Valor a Pagar: Se marcado com Sim, o usuário poderá ver os valores a pagar calculados para o pagamento do prestador de serviço, se não, esse campo não será mostrado.
- Pode excluir guia: Se marcado com Sim, o usuário poderá excluir guias.
- Nível/Autorização: Quando o cadastra itens de guias faz a checagem da elegibilidade, o nível do usuário é levado em consideração e comparado com o nível do procedimento (GPS:Cadastra Restrições Técnicas - Procedimento) e o nível do status de erro (GPS:Cadastra STS). Atenção também para a regra contida no cadastro de filiais, na Aba Plano de Saúde (GEN:Cadastra FILIAIS)
- Para que seja possível gravar o item da guia, o nível do Status do Sistema o sempre deverá ser menor ou igual ao Nível de restrição Técnica e menor ou igual ao Nível do Usuário do Sistema, já o Nível de Usuário sempre deverá ser maior ou igual ao Nível da Restrição Técnica e maior ou igual ao Nível do Status do Sistema.
- Existe uma ressalva: o Nível do Status do Sistema pode ser maior que o Nível de Restrição Técnica desde que o Nível de Usuário seja maior que o Nível de Restrição e maior ou igual que o Nível do Status.
- Exemplo: Se Restrição Técnica for nível 1 (menor nível) e o Status do Sistema for Nível 2 (2 > 1), o Usuário devera ser pelo menos nível 2 para que o item da guia seja salvo.
Veja mais sobre isso nos manuais:
- GEN:Cadastra FILIAIS
- GPS:Cadastra STS
- GPS:Cadastra Restrições Técnicas - Procedimento
- GEN:Cadastra Usuários
IMPORTANTE
- 1) Criado o parâmetro (programa GEN: Menu Especiais > Manutenções > Parâmetros do Sistema)
- "GPS - Restringe digitação de guias por nível de usuário?"
- Se = "S" o sistema não permitirá gravar itens de guia com quantidade paga maior do que zero, quando ocorrer status (restrições) com nível de usuário superior ao nível do usuário que está digitando a guia. Se o nível do usuário que está digitando a guia for igual ou maior o nível do status, o sistema permitirá gravar o item de guia com quantidade paga maior do que zero.
Este parâmetro é diferente do disponível no cadastro de Filiais (GEN:Cadastra FILIAIS), o qual se estiver marcado, não permitirá a gravação do item da guia, independente se a quantidade paga for igual a zero ou não.
- Se = "N" o sistema mostrará normalmente os status, mas permitirá ao usuário de menor nível, gravar o item da guia.
- 2) Criado no cadastro de restrição técnica o campo:
- "Considera essa restrição em guias de urgência/emergência?"
- Se = "S" o sistema irá considerar as restrições normalmente tanto para o gps quanto para o SGI, sem qualquer alteração e para todas as guias, sejam elas de urgência/emergência ou não.
- Se = "N" (opção desmarcada). Neste caso, quando a guia for de urgência/emergência e a restrição técnica encontrada estiver desmarcada, esta restrição não será considerada, ou seja, não fará qualquer cálculo e nem verificará qualquer critério
Aba GCR:
- Superusuário: (vide instruções Super-usuário)
- Exclui Baixa: Se marcado o usuário poderá excluir baixas (F8).
Observação: esta opção vale apenas para o programa Liquidação de Título, já que muitas vezes este usuário poderá conceder baixas sem poder apagá-las, no entanto esta opção não impede que o usuário apague as baixas em lote pelo programa Apagar Baixas, portanto, se algum usuário não puder apagar as baixas de forma alguma, faz-se necessário que parametrize bem o cadastro de permissões deste usuário.
- Títulos Autorizados: Define que o usuário só poderá editar os títulos cujos tipos de títulos estejam especificados neste campo.
- Carteiras Autorizadas: Define que o usuário só poderá editar os títulos cujo campo “carteira” esteja identificado neste campo.
- Baixas Autorizadas: Define que o usuário só poderá baixar títulos com os tipos de baixa especificados nesse campo.
Aba FIN:
- Superusuário: (vide instruções Super-usuário)
- Pode excluir movimento: Determina se o usuário do sistema, quando não for superusuário, poderá excluir ou não cadastro de movimento financeiro
- Bancos Autorizados: Esta opção define os bancos que o usuário poderá utilizar para lançamento de contas e integrações.
Aba GCV:
- Superusuário: (vide instruções Super-usuário)
Aba AGN:
- Unid. Atendimento: Define a unidade de atendimento que o usuário está locado, para efeito de agenda.
importante o sistema de clínica ou AGN estar parametrizado para utilizar unidade de atendimento, do contrário esse campo não faz sentido e poderá causar processos indesejados.
Aba GET
Grupos Autorizados
Este campo determina quais grupos de produtos cadastrados no estoque o usuário do sistema poderá ter acesso. Dê F4 para procurar na tabela já cadastradas o grupo de produto após selecionar e confirme com F5.
Almox. Autorizados
Este campo determina qual almoxarifado o usuário do sistema poderá ter acesso. Procure com F4 e após selecionar confirme com F5.
Superusuário
Selecione se o usuário do sistema apenas quando ele tiver uso diferenciado do sistema que um usuário comum não terá.
Pode excluir nota fiscal/itens de nota fiscal
Selecione se o usuário do sistema poderá excluir uma nota fiscal cadastrada e seus itens.
::*Superusuário:
(vide instruções Super-usuário)
- SUPER USUÁRIOS:
- Para permitir certos ajustes no sistema, além das permissões de acessos a determinados programas, o sistema OAZEZ possibilita a atribuição a alguns usuários, do status de Super-usuários.
- Mesmo para os usuários classificados como super-usuários, recomendamos que estes possuam dois cadastros, um para situações especiais que necessitem do status de super e outro cadastro para uso normal e cotidiano do sistema.
- SUPERUSUARIO GEN:
- Permite o acesso aos cadastros de associados do plano, com o tipo “AS” que estejam inativos no plano (GPS) e no convênio (GCV);
- Pode excluir elementos das tabelas do Sistema (cadastro de Tabelas e Elementos);
- Permite que o usuário altere a data de carência, mesmo que o parâmetro "GEN: IMPEDE ALTERAÇÃO NA DATA DE CARÊNCIA" esteja marcado com "N";
- Permite excluir os índices do "Cadastro de Índice do sistema (dólar, ufir, etc.) (não é o Cadastro de Índice do GPS)";
- Ignora proteção de alteração de Cadastros efetuados via Protheus (para um cliente específico);
- Pode excluir uma filial do Cadastro de Filiais;
- Pode excluir o Cadastro de Empresa (o que prejudicaria todo o funcionamento do sistema) (não se trata dos cadastros de pessoas);
- SUPERUSUARIOGCR:
- Altera o número seqüencial de envio do arquivo de remessa no Cadastro de convenio Bancário;
- Aglutina faturas cujo tipo de titulo não possui permissão de acesso;
- Realiza baixas com a data de pagamento menor que a data de fechamento do GCR;
- Realiza ou altera baixas com a data de pagamento menor que a data de fechamento do GCR;
- Altera baixas que já foram exportadas para o financeiro;
- Realiza baixas em faturas cujo tipo de titulo, não esta permitido para o usuário;
- Realiza baixas em faturas cuja carteira, não esta permitida para o usuário;
- SUPERUSUARIOGPS
- No Gerador de Faltas, gera guias de faltas com data de referencia menor que a data de fechamento do GPS;
- No Cadastro de guias, permite alterar guias com data de referencia inferior a data de fechamento do GPS;
- No Cadastro de guias cadastra guias para pacientes inativos;
- No Cadastro de Itens de guia, altera itens de guia com data de referencia preenchida, caso seja um usuário classificado como de Autorização;
- No Cadastro de Itens de guia, apaga itens de guia sem verificar se o item pode ser excluído, ou seja:
- Apaga itens de guia com Data de Referencia menor que a data de fechamento do gps;
- Apaga itens de guia que já foi exportado para GCR (contas a pagar e a receber);
- Se o operador é manutenção e a quantidade autorizada for maior que 0;
- No Cadastro de Itens de guia, altera a data de referencia de guia que seja inferior a data de fechamento do GPS;
- No Cadastro de Itens de guia, se o usuário for Faturamento, permite a geração de estorno;
- Gera guias com data de referencia menor que a data de fechamento GPS.
- SUPERUSUARIOFIN
- Altera movimento financeiro que esteja ligado a uma fatura do GCR (contas a pagar ou receber).
- SUPERUSUARIOGCV
- Exclui notas sem verificar os valores de nota e fatura;
- Gera parcelamento de notas que já foram exportadas para o GCR (contas a pagar ou receber).
- SUPERUSUARIOGET
- Poderá alterar e apagar itens de requisições que tiverem sido exportados para as guias.
ATENÇÃO PARA O ACESSO AO SGI E CLINWEB:
No login do SGI, quando o acesso for de pessoas externas, o sistema irá considerar como usuario do sistema a ser gravado nas guias e cadastro de pessoas, os seguintes códigos
tipo PS = 93 tipo PA = 94 outros = 92
Com isso, ao verificar uma pessoa cadastrada informando que o usuário que a cadastrou foi um desses códigos, pode-se saber que este cadastro foi feito pelo SGI e pela pessoa que o representa, ou que tem poder para isso.
Esses códigos (92,93 e 94) só servem para dizer qual o tipo de pessoa gravou a guia ou a entidade.
Esses códigos não se destinam a controlar a permissão de acesso (Cadastra acessos relacional).
Não adianta liberar acessos para o 92, 93 e 94 e permitir programas para esse código pois não vai funcionar.
Com relação a permissão de acesso (Cadastra acessos relacional) em sí, o sistema vem de fábrica, com um padrão pré-estabelecido com os seguintes códigos:
- 901 quando o tipo for AS
- 902 quando o tipo for PS
- 903 quando o tipo for PA
- 904 quando o tipo for FN
- 905 quando o tipo for US
- 906 quando o tipo for CV
Esses códigos podem ser alterados através do programa cadastra tabelas e elementos (GEN:Cadastra Tabelas / Elementos), através da tabela 050 que trata dos tipos de pessoas. Ao selecionar um tipo de pessoa, no cadastro de tabelas e elementos, como por exemplo, "AS", nessa informação está registrada no campo numero o valor 901, isso quer dizer que, quando um ASSOCIADO acessar o SGI, o sistema irá considerar o conteúdo desse campo para montagem do menu, de acordo com as permissões de acesso dadas ao usuário 901, através do programa permissão de acesso do GEN (Cadastra acessos relacional).
com isso, o sistema poderá ser parametrizado de acordo com o desejo do cliente.
Desta forma os códigos, 91,92,93 e 94 estão travados dentro do sistema e só serão utilizados quando qualquer entidade gravar uma guia ou pessoa.
e os códigos 901 a 906 estão parametrizados para definir a permissão de acesso.
Outro campo nesse conjunto de funções de acesso ao SGI que merece uma atenção especial, está no cadastro de pessoas Cadastra Entidades, é o campo "usuário SGI" que fica na aba outros/integração de sistemas.
quando qualquer pessoa externa acessar o SGI, o sistema irá primeiro verificar se há algum código especificado nesse campo, se sim, o SGI usará esse código como usuário para fins de liberação de permissões de programas de acesso, desprezando assim a configuração pré estabelecida dos 901 a 906.
Com isso, podemos criar, por exemplo, um usuário 123 que só poderá emitir guia odontológica. Desta forma, no cadastro dos prestadores que só podem emitir guia odontológica deverá ser colocado o "usuário SGI" = 123.
Quando esses prestadores acessarem o SGI, o sistema irá verificar apenas a permissão do 123 para montagem dos menus e permissão de uso dos programas, mas quando esse prestador gravar uma guia, o código de usuário que será gravado será o 93.