GEN:Protótipo - Cadastra Entidades 2

De Oazez
Ir para: navegação, pesquisa

Cadastra Entidades Personalizado, Cadastra Entidades 2.

O Cadastro de Pessoas por Perfil é um excelente recurso para habilitar somente os campos necessários a cada tipo de pessoa, ao contrário do antigo sistema de Cadastro, onde ao usuário não era permitido selecionar apenas os campos necessários ou desejados.
De forma simples, basta configurar quais campos e em quais ordens o usuário quer que apareça e pronto. Sempre que selecionar um tipo de Pessoa, somente os campos parametrizados irão aparecer para visualização, inclusão ou alteração de Dados.
Antes de usar o cadastro de Entidades Personalizado é necessária a configuração dos campos a serem exibidos através do programa: Perfil para Cadastro de Pessoas 2. Após isso é só acessar o cadastro e os parâmetros habilitarão somente os campos pré-definidos.
Veja um exemplo na figura abaixo como ficam os campos após serem pré-definidos para om Cadastro de Entidades Personalizado.
A figura a seguir mostra um exemplo do Cadastro sem nenhum tipo selecionado.
Cadastroassociadopersonalizado.png
Dessa forma o cadastro de pessoas torna-se simples, rápido e prático.

Barra superior

Barrasuperior.PNG

  • F4 - Procurar
  • F5 - Grava e Termina
  • F6 - Grava e Continua
  • F7
  • F8 - Excluir
  • F9 - Copia dados do Titular
  • F10 - Cadastra valor de Plano para este
  • F11 - Ajusta Regra de Venda
  • Planilia Excell
  • Log de alteração


Código

É o código numeral que será utilizado para identificar a pessoa em todo o sistema. Ao realizar um novo cadastro Tecle <Enter> para o sistema atribuir o código automaticamente, para pesquisar, abrir ou alterar cadastros existentes digite o código ou utilize o atalho para pesquisa teclando <F4>.

Sq

O campo Seq (seqüência) é um campo complementar ao Código. É utilizado para cadastrar pessoas sob o mesmo código, como por exemplo, uma família, onde temos o titular e seus dependentes. O padrão OAZEZ define sempre o código com seqüência igual a Zero para o titular da conta, e os códigos com seqüência maior do que zero como sendo os cadastros dos dependentes, agregados ou demais pessoas vinculadas ao titular.

Os cadastros de Prestadores de Serviços, Fornecedores, e demais entidades que se relacionam com a empresa, deverão ser sempre cadastrados com seqüência igual zero.

Nome

Razão Social ou o nome da entidade.

Tipo

Classificação da entidade que esta sendo cadastrada. tecle <F4> para consultar os tipos existentes, selecione o que estiver de acordo e confirme:

Este campo define os diversos tipos de pessoas físicas e jurídicas cadastradas no sistema.

Outros tipos poderão ser criados através do programa Cadastro de Tabelas e Elementos, mas os tipos descritos na tabela abaixo e já inclusos no sistema deverão ser preservados sem alteração, pois alguns processos automatizados estão vinculados diretamente à eles.

Os tipos podem ter uma faixa de numeração própria para facilitar a identificação e o processo de cadastramento, para isso o sistema já vem pré-formatado para utilizar os seguintes padrões de numeração.

Tipo Descrição Auto-numerção Inicial
PA Patrocinadoras e Operadoras 001 a 9999
PS Prestador de Serviço 10000 a 20000
FN Fornecedor de 10000 a 20000
PC Paciente a partir de 20000
AS Associado a partir de 20000
CL Cliente a partir de 20000

Para alterar a auto-numeração acesse: (opções > cadastros > autonumeração > geral.

Master

Este campo define uma entidade a qual o cadastro está vinculado. Aperte F4, pesquise e selecione o cadastro Master.

Exemplos de utilização:

  • O Código de uma Patrocinadora (PA) a qual o beneficiário (AS) que está sendo cadastrado é um funcionário;
  • A Operadora (PA) do paciente que está sendo cadastrado;
  • A Cooperativa (PA) do Prestador de Serviço que esta sendo cadastrado.
  • A Cooperativa (PA) do Prestador de Serviço que esta sendo cadastrado.


Agrupa Master

A seleção do campo Agrupa Master define que quem vai pagar ou receber a conta efetuada pela entidade cadastrada será o Código Máster.

Exemplo:

Para Operadoras: Funcionários de uma determinada empresa que estão com o seu código Master preenchido e o Agrupa Master marcado, ao cadastrar uma guia ou mensalidade e gerar o valor a receber, a fatura será direcionada para a empresa.

Para Clínicas e Cooperativas: Pacientes de determinada Patrocinadora estão com o seu código máster preenchido com o código da Operadora e com o Agrupa Máster marcado, ao digitar uma guia para um destes pacientes, o código da Operadora e o Registro da ANS serão colocados na guia e posterior a cobrança será direcionada para a Operadora e não paciente.

Observação importante: Logo, um paciente particular, não deverá estar com o campo Agrupa Máster marcado, pois a conta gerada é paga por ele mesmo, mas, para efeito de organização e estatística, recomendamos que seja criado uma “Operadora Plano Particular (PA)”, para abrigar estes pacientes, e assim no futuro, as informações estatísticas poderão ser trabalhadas eficazmente.


A figura a seguir mostra um exemplo do Cadastro de um associado
Cadastropessoa2.PNG
Como é possível observar, as informações são resumidas e mais especificas para o cadastro de um associado.

Rodapé do Cadastro

No rodapé da tela de cadastro contém informações importantes a respeito do registro:

Imagem4manual.jpg

Cadastro: Data da realização do cadastro

Alteração: Data da última alteração realizada.

Usuário: Usuário responsável pelo registro do cadastro ou pela última alteração.

Bloqueado: Marcando esta opção o cadastro se torna bloqueado para autorizações de guias.