GPS:Cadastra STS
- Este programa encontram-se todas as mensagens que podem aparecer nos itens das guias quando há algum impedimento para aquele item ser autorizado.
Índice
Código
Número fixo interno do sistema, não é possível incluir códigos nesse arquivo, pois os códigos são definidos pela OAZEZ e travados com cada situação/elegibilidade.
Mensagem
Descrição resumida da ocorrência encontrada. O usuário pode alterar o descritivo da mensagem, mas cuidado para não alterar o sentido, pois esta mensagem, explica resumidamente a inelegibilidade encontrada e é visível ao prestador no SGI.
Causas e Respostas
Faça uma descrição ao prestador ou usuário do que ele deve fazer ao encontrar esta ocorrência.
Exemplo: na mensagem de inadimplência, poderá colocar uma instrução ao prestador ou usuário interno da seguinte forma: “entre em contato pelo 0800-000-0000 e verifique se houve algum pagamento”
Nível de Autorização
Esse campo funciona em conjunto com o nível de autorização do usuário, no cadastro de usuários do GEN, com isso, se o usuário é de nível 3 e o status é de nível 2 a autorização no SGI não irá aparecer e o procedimento não será glosado.
Veja mais sobre isso nos manuais:
Gera Custo Operacional
Quando ocorre um status que gera custo operacional, no cadastra restrição administrativa, há um campo informando o valor do percentual a ser aplicado. Com isso, se o sistema encontrou um status que gere custo operacional, o sistema irá calcular esse percentual no valor a receber e não usará o percentual de custo operacional.
Erro crítico
Esse campo indica que um status não permite a gravação do item. Todo erro crítico impede que o item seja gravado inclusive no GPS.
Motivo Glosa TISS
Em função de que a ANS definiu diversas glosas e que há muita redundância e glosas não utilizadas pelos clientes e nem pela OAZEZ, esse campo permite parametrizar qual a glosa que o cliente deseja que seja mostrado nos relatórios relacionados ao TISS, como demonstrativos de guias, lotes, pagamentos, etc.
Motivo de Glosa TISS Requer Análise
Esse campo define se o faturista necessita analisar a guia ou item de guia para liberar o lote do tiss. Caso esteja marcado com Não, na validação do lote, as guias ou itens de guia glosados por motivos marcados como NÃO, não serão mostrados em vermelho.
OBSERVAÇÃO:
Prezados Clientes que utilizam o TISS em seus processos.
Atenção para algumas melhorias que realizamos:
1) No SGI
Para facilitar o processo de conferência do arquivo TISS quanto a sua estrutura, implementamos um filtro na recepção do arquivo TISS no SGI.
Ao realizar o upload do arquivo no site, o sistema irá verificar as inconsistências técnicas e estruturais do arquivo, no tocante as exigências definidas pela ANS.
Caso encontre alguma inconsistência em qualquer guia, o lote inteiro será recusado, como já é feito, mas oferecendo ao prestador, um relatório detalhado dos erros técnicos encontrados.
Caso o prestador tenha o seu arquivo recusado, o relatório deverá ser analisado pela equipe de TI DO PRESTADOR, para que esta providencie as correções, pois são de ordem técnica.
Também foi colocado 3 filtros adicionais, para impedir que ocorram erros críticos no sistema, que foi a verificação do preenchimento correto do Contratado Executante (prestador), do código do Beneficiário e da tabela e código do procedimento. Caso ocorra um desses 3 erros, o SGI irá recusar o lote inteiro apresentando no relatório as informações que o Prestador deverá corrigir.
2) Nos status dos sistema.
O status do sistema é um conjunto de regras internas, parametrizáveis, que checam as elegibilidades e diversos outros critérios, parametrizados ou não pelos nossos clientes. Como por exemplo: inadimplência, cobertura, dias de aviso (retorno), qtde permitida por mês, por ano, etc.
Com isso, o sistema ao encontrar algum parâmetro, por exemplo, autorização para um beneficiário inadimplente, o sistema verifica o nível de autorização e glosa o procedimento colocando quantidade paga = 0.
Desta forma, no programa de validação de lotes enviados pelo TISS, antigamente, qualquer lote de guias, com qualquer guia ou item de guia que tenha tido alguma inelegibilidade, o sistema colocava aquele lote/guia/item em vermelho, exigindo praticamente do faturista que analisasse o item glosado e tomasse a decisão de manter ou não aquela glosa.
Para reduzir esse trabalho e o número de análises redundantes, criamos um parâmetro no cadastros de status, para que os usuários do nosso sistema, possam definir quais status eles querem analisar e quais status deverão permanecer glosados e que não precisarão de qualquer atenção.
Caso o cliente queira definir isso, deverá entrar no cadastro de status e informar quais status não deverão ser postos para análise do faturista.
Com isso, o sistema de validação de lotes só irá mostrar os lotes/guias/itens em vermelho que conterem status marcados com a opção de “Requer análise = Sim”.
Lembramos que todos os status permanecerão com a opção marcada como SIM, ou seja, não haverá alteração no comportamento do sistema. Caso queiram utilizar esse recurso deverão entrar nos status e parametrizar um a um.