Cruzamento de guias de autorização com guias de cobrança
De Oazez
- Em atenção a segurança e controle do processo de pagamento de guias no padrão TISS, a OAZEZ definiu algumas metodologias de trabalho, para garantir a integridade das informações processadas, as quais necessitam de uma boa compreensão, por parte dos colaboradores responsáveis pelo faturamento nas Operadoras.
- No processo tradicional, a mesma guia gerada para autorização era utilizada para o pagamento aos prestadores de serviços. Nesse processo, o prestador enviava as guias em papel às operadoras, as quais “fechavam” a guia, disponibilizando-as para a contabilização, geração do contas a pagar e a receber.
- No processo do TISS, o segundo momento deixa de ser manual e passa a ser representado por um arquivo em XML, o qual contém, não as guias de autorização, mas sim, as guias de cobrança, ou melhor, as informações relativas à guia de cobrança.
- O sistema OAZEZ então, ao receber o arquivo XML, incorpora ao banco de dados, as guias de cobrança, fazendo com que haja uma duplicidade de guias: uma guia de autorização e uma guia de cobrança.
- Mas temos que considerar que a cobrança de co-participação e o controle da elegibilidade do procedimento considera o somatório da quantidade utilizada do procedimento, incluindo as quantidades já autorizadas e ainda não processadas.
- Para evitar a contagem de procedimentos em duplicidade, o sistema oazez, faz um relacionamento entre a guia de cobrança e a guia de autorização, localizando os itens correspondentes e impedindo assim a contagem em duplicidade.
- Também com isso, temos o controle das guias de autorização, já processadas, para impedir que os prestadores, utilizem uma mesma senha, para cobrar diversos procedimentos.
- Para uma melhor compreensão deste processo e de suas implicações técnicas, elaboramos este manual, para orientá-los de todo o processo.