Preenchendo as Planilhas dos Produtos do SIP

De Oazez
Ir para: navegação, pesquisa
De acordo com a Resolução Normativa da ANS, o usuário deverá preencher um planilha para cada segmentação, forma de contratação, Unidade da Federação (se for o caso e de acordo com a norma) e Trimestre de Ocorrência.
Importante destacar que o Trimestre de Reconhecimento, de uma forma simples (entendimento OAZEZ), é o trimestre da contabilização das despesas e receitas, e o Trimestre de Ocorrência, é o período onde ocorreram os eventos.
Por exemplo, as guias de dezembro de 2009 que foram contabilizadas em janeiro de 2010, deverão ser preenchidas no sip referente ao primeiro trimestre de 2010 cujo trimestre de ocorrência foi o quarto trimestre de 2009.
Cada SIP em XML comporta apenas um trimestre de Reconhecimento. Mas o mesmo SIP pode conter diversas planilhas de acordo com o trimestre de ocorrência, segmentação, UF e contratação.
Para criar um SIP novo, selecione a opção Imagem52sipsim.jpg na barra de ferramentas do SIP.
Imagem55sipsi.jpg


Selecione o Trimestre de Reconhecimento, e pressione o botão Imagem56sipsim.jpg para abrir a tela de inclusão de planilhas:
Imagem57sipsim.jpg


Nesta tela, selecione a Forma de Contratação, Segmentação, Unidade da Federação (se for o caso conforme determina a legislação) e o trimestre de ocorrência. Após isso, clique em “Adicionar” para abrir a tela de digitação.
O SIP individualiza as informações conforme a combinação destes 4 itens.
ATENÇÃO:
Uma dúvida que tem sido comum entre os usuário é quanto a segmentação. No SIP o que é definido por segmentação é diferente do que é definido para o Plano registrado na ANS. Por exemplo, um plano AMB+HOSP c/ Obstetrícia, deverá ser digitado na planilha AMB e na planilha Hosp c/ Obstetrícia.
Desta forma o somatório não é por plano, mas por segmentação dos planos, ou seja, a operadora terá que informar na planilha AMB todos os atendimentos realizados em regime ambulatorial, independente se o plano é AMB+HOSP ou só AMB.
Internamente no SIP em XML, só existem essas segmentações, não existe uma planilha com a combinação entre elas como é o caso da definição de planos.
Lembramos do cuidado em se conhecer a legislação do SIP, principalmente quanto aos termos período de Reconhecimento, Ocorrência e a forma de contagem do numero dos expostos, pois o numero de exposto é em função do período de ocorrência e não do período de reconhecimento.
Ao selecionar os parâmetros, clique em adicionar para digitar as informações do SIP.
Como já informamos, em um mesmo SIP, pode-se adicionar, todos os produtos administrados pela Operadora, nas suas mais diversas combinações.
Após adicionar as informações, pressione o botão “Gravar” para que o SIPSIM grave o arquivo XML aberto ou gere um novo arquivo.
Sair sem gravar ocasionará a perda de todo o trabalho digitado.
Lembre-se: O SIPSIM é um editor de SIPXML, desta forma para continuar a digitação, selecione a opção Digitar SIPXML v1.02 e clique em “Abrir” para abrir o arquivo que esta sendo gerado.
Se fechar a tela de digitação sem apertar o “Gravar” as informações digitadas serão perdidas.
Exclusão de Produto:
Para excluir uma planilha de um Produto do SIP que esta sendo editado, basta apertar o botão Imagem58sipsim.jpg que fica do lado direito da barra e confirmar a exclusão.
Atenção: Esta operação é irreversível. Faça sempre um backup dos arquivos SIP XML criados e principalmente dos enviados à ANS.